Apoie o meu trabalho e subsidie charges e tirinhas políticas independentes

“A burguesia quer do artista uma arte que corteje e adule seu gosto medíocre” – J.C. Mariátegui

ILUSTRAÇÃO PNG ALTA KROTON EDITORA VECTOR.png

Olá! Eu sou Vinícios de Oliveira, um jovem cartunista político da periferia carioca, mais comumente chamado de Vini Oliveira e que assina desenhos por aí como Vinoli”, “Vini”, “Vini.O” e outras maneiras mais que já passaram pela minha cabeça.

Em 2013, após as grandes manifestações que sacudiram o Brasil, milhões de pessoas despertaram para um debate que estava adormecido principalmente entre os mais jovens: a política. Naquela época, em pleno ensino médio, eu era um desses jovens.

indignação, que já era algo presente na vida do povo brasileiro muito anteriormente a esses acontecimentos, passou então a tomar forma. Como não poderia ser diferente comigo, parte desse processo, em 2015 comecei a criar algumas charges nas redes sociais, majoritariamente críticas ao momento pelo qual o Brasil atravessava, contando com a ajuda de alguns amigos. Rapidamente comecei a ganhar milhares de seguidores, e assim os trabalhos começaram a viralizar (não só dentro da internet), fazendo com que pessoas se acostumassem a aguardar por novos trabalhos sempre que algum evento relevante acontecia.

O que antes era um hobby ganhou corpo e aos poucos tive a necessidade de ampliar cada vez mais a temática abordada. O trabalho que inicialmente se limitava aos assuntos regionais, estava passando para os nacionais, os continentais, os globais; no âmbito socialpolítico e econômico; tudo isso com um público exigente e que sempre fez questão de pautar qual seria o próximo rabisco.

Como muitos já sabem, no entanto, esse caminho não é tão fácil de ser trilhado. Os artistas que tentam divulgar seus trabalhos sofrem constantes ataquescensuras e raramente têm seus respectivos trabalhos valorizados. Para que uma revista utilize o meu trabalho, por exemplo, basta que seu editor o salve, com dois cliques, sem que se preocupe em pedir permissão, sem que se preocupe com pagamentos, sem que se pense no tempo empenhado pelo artista para que uma determinada ilustração existisse e se tornasse um recurso fantástico dentro de um artigo. E se é difícil para todo o cenário artístico de uma maneira geral, imagina para quem vem de baixo? Ferramentas, trabalho, estudos, tempo! Como conseguir manter esse projeto tendo ainda como meta aquilo já era essencial para o início do mesmo?

É por esse caminhão de motivos que aqui estou pedindo a sua colaboração. Com um pequeno (ou grande) apoio, você me ajuda a dar um grande passo rumo a uma indispensável meta, tornando a continuação de meu trabalho minimamente viável – coisa que, no momento, ainda não é.

 

Para acessar o site da campanha, basta clicar no botão abaixo:Sem Título-3.png

Abaixo seguem diversos exemplos do poder de uma ilustração política.
Todos os exemplos são derivados de charges ou tirinhas feitas por mim
durante os últimos anos:

1 insta2 insta3 insta4 insta5 insta6 insta7 insta8 insta